Aula 9

Nesta aula, continuamos no 3D Studio Max, a compor mais o ambiente tanto exterior como interior do apartamento. 

Nesta 3ª fase, será a construção da luz (iluminação) exterior e seus reflexos no interior do apartamento. Por isso, criámos um "arnold Light" - distant (para "imitar" o sol); na vista top: clicar e arrastar (para criar o sol).

Na vista da esquerda, teremos de mover para cima (alterar o Y) do arnold light criado, para que este não esteja no solo, pois não teria qualquer efeito sobre o apartamento.

Para a criação de um ambiente exterior, fomos ao google, pesquisando, " hdri sky free". Em 1º lugar, procuramos uma imagem que parece que neste caso, o sol esteja "de chapa" (com 4000 px, para que não pese muito o ficheiro). Em 2º lugar, no 3D studio Max, a cor da imagem irá ser analisada, e consequentemente reflectida no apartamento.

Para além da imagem do ambiente exterior, também fazemos download de mobiliário, como um sofá, um banco para o bar na cozinha, uma cadeira para o espaço de refeição na sala e ainda uma mesa de vidro para o espaço de refeição, também.

No 3D studio Max, no material editor - arrastar a imagem escolhida para o ambiente exterior (atmosfera); de seguida, clicar 2x, no coordinates: environment, e fazer o mapping (mapeamento da atmosfera) - Spherial Environment; tiling (forma de mapear) - -1.0 , mapear para dentro; 

Clique no nº 8 - environment, e depois, "arrastar" a bola (simbolo que está ao pé da "caixa" onde está a imagem da atmosfera) do material editor para "none" do environment and effects (instance).

O "instance" é como se fosse a criação de um "clone", para estar sempre interligado nos vários sitios onde o ambiente for alterado.

A seguir, clicar na layer da atmosfera, ir ao modify - color/ intensity (assinalar textura); arrastar "atmosfera" para "map" ao lado do comando da textura (instance, novamente); Render setup - arnold renderer - background: Source: custom map; Custom map: arrastar "atmosfera".

Depois de estes passos todos para atmosfera, teremos de fazer o render do ambiente e do apartamento.

Em relação ao mobiliário, extrair ficheiros da pasta zipada, no 3D studio max: file - importe - merge - file: all files (para aparecerem todos os ficheiros);

Para escalar o objecto: scale: seleccionando o objecto; rotate (rodar) alterar sempre no Z; 

Para saber se a escala está correta, e não muito exagerada: tools - manager distance (para medir);

Para editor o mobiliário, nas suas várias partes: isolate selection. Para os objectos importados que não estão agrupados, clicar na layer - unlink - eliminar o rectângulo que não interessa - depois seleccionar todas as layers existentes do objecto - group: "dar o nome".

Aqui fica o link do ficheiro trabalhado na aula: 

https://drive.google.com/open?id=1tHBSukIazFIdLlCGduploqPbbqwSGLq1 





Aluna Ana Carolina Pinho nº 20161239 Miarq3G
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